Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Blog À Trois

Blog À Trois

O milagre do óleo de coco no cabelo / pele / dentes | Benefícios e como aplicar

óleo de coco foto destaque_16776_36771.jpg

 

O meu post anterior [aqui], também foi sobre cabelos, mas falei-vos do óleo de coco e recebi algumas mensagens com dúvidas, então aqui está um post só sobre esta maravilha da natureza.

Este óleo foi a minha descoberta do ano. Como vos disse o meu cabelo danificou-se muito nos últimos tempos e o coco está a fazer com que ressuscite. Logo na primeira aplicação notei o cabelo mais leve e nutrido. Já estou a usar há sensivelmente dois meses e o meu cabelo está mais saudável, com menos pontas espigadas e mais encorpado.

O óleo de coco pode ser utilizado na cozinha, na pele, no cabelo e nos dentes, desde que seja virgem e 100‰ natural. Neste momento uso um da Vitaquell que se vende no Celeiro, mas podem encontrar outras marcas, noutras lojas de produtos naturais e até na Myprotein.

 

Benefícios: 

Além de ser uma alternativa mais saudável para os outros óleos na cozinha, é antibacteriano, previne estrias, acelera o processo de cicatrização de feridas, branqueia os dentes, nutre o cabelo e a pele (todo o tipo de pele), alisa o cabelo, remove a maquilhagem, até a à prova de água, e deve ter mais uns mil benefícios.

 

Como aplicar:

O óleo, se estiver a uma temperatura ambiente, está em estado sólido, mas basta aquecer em banho maria ou somente pôr na mão que começa logo a derreter.

 

  • Na pele:

Pode ser posto diretamente na pele e deixar atuar durante pelo menos duas horas, para que absorva o necessário.

Para retirar a maquilhagem, basta usar como outro desmaquilhante qualquer, com um disco de algodão por exemplo.

 

  • Nos dentes:

Derreter, em banho maria, uma colher de sopa do óleo e bochechar durante 20 minutos, pelo menos duas vezes por semana, até atingir a cor pretendida. Como é antibacteriano ao mesmo tempo que está a branquear os dentes, atua como elixir. Os resultados são visíveis a longo prazo, por isso se não virem logo resultados não desistam, é preciso tempo e dedicação.

 

  • No cabelo (o meu favorito)

Derreter em banho maria, duas a três colheres de óleo de coco (conforme o tamanho do cabelo) e passar nos cabelos secos (da raiz às pontas) mecha por mecha até ficar completamente "molhado", pentear para uniformizar e, de cabeça para baixo, fazer uma massagem no couro cabeludo. Deixar atuar durante toda a noite e retirar de manhã com shampoo transparente para que tire todos os resíduos. Para quem tem menos tempo pode aplicar só por algumas horas, mas no mínimo duas.

Se aplicarmos sempre na raíz o cabelo vai crescendo mais liso. Não vai ficar mais oleoso por isso, eu tenho o cabelo oleoso e não notei diferenças, mas sempre que faço a máscara uso o shampoo transparente para que tire mesmo todos os resíduos do óleo.

É importante fazermos uma hidratação depois disto, porque o óleo de coco não hidrata, mas sim nutre o cabelo. 

Tal como disse para os dentes, nestes caso também é preciso tempo e dedicação, nada se consegue de um dia para o outro. Alguns resultados podem ser logo visiveis mas o resultado final demora o seu tempo.

 

Quem é que já experimentou? Deixe aqui a sua opinião e quem vai experimentar diga o que achou. :)